Pr. Amilton Justos
As trinta razões por que
não guardo o sábado mencionadas aqui, não são as únicas, todavia penso que são
suficientes para demonstrar cabalmente que nenhum ser humano, seja gentio ou
judeu, uma vez convertido a Cristo, tem qualquer obrigatoriedade com a guarda
do Sábado, visto ser ele um preceito da lei de Moisés, a qual consistia em um
concerto entre o Senhor e Israel comente. Todavia, como Jesus colocou o Velho
Concerto de lado ao cumpri-lo totalmente, e ao estabelecer um Novo Concerto,
hoje, nem mesmo o judeu tem qualquer compromisso com a guarda do Sábado, uma
vez estando em Cristo Jesus.
Sugiro ao prezado leitor
uma leitura sem prevenção doutrinária, e com honestidade e humildade no exame
dos textos citados, pedindo a direção do Espírito Santo na interpretação dos
mesmos.
- O sábado faz parte
de um concerto ou pacto entre Deus e o povo israelita e ninguém mais
Falou mais o Senhor a
Moisés, dizendo. Tu, pois, fala aos filhos de Israel, dizendo. Certamente
guardareis meus sábados; porquanto isso é um sinal entre mim e vós nas vossas gerações; para que
saibais que eu sou o Senhor, que vos santifica. Portanto guardareis o sábado,
porque santo é para vós; aquele que o profanar certamente morrerá; porque
qualquer que nele fizer alguma obra, aquela alma será eliminada do meio do
seu povo. Seis dias se trabalhará, porém o sétimo dia é o sábado do descanso,
santo ao Senhor; qualquer que no dia do sábado fizer algum trabalho, certamente
morrerá. Guardarão, pois, o sábado os filhos de Israel, celebrando-o nas suas gerações por aliança
perpétua. Entre mim e os filhos de Israel será um sinal para sempre; porque em
seis dias fez o Senhor os céus e a terra, e ao sétimo dia descansou, e
restaurou-se. (Êxodo 31.12-17)
Deus menciona a morte
para todo aquele que profanar o Sábado e isto faz parte da ordem de Deus para o
pleno cumprimento da lei do Sábado. Será que os Adventistas estão dispostos a
"exterminam do meio do povo" quem profana o Sábado para o pleno
cumprimento da Lei? (Ver Gálatas 3.10).
- Antes do concerto do
Sinai Deus não ordenou a ninguém que guardasse o sábado
A única Lei dada por Deus
ao homem a princípio foi a que está inserida em Gênesis 2.16-17.
E ordenou o Senhor Deus
ao homem, dizendo. De toda a árvore do jardim comerás livremente, Mas da árvore
do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela
comeres, certamente morrerás.
Quando o Senhor chamou
Abraão e lhe anunciou o Evangelho da salvação, o qual viria a ser revelado de
maneira mais ampla e clara com a vinda de Jesus, nada lhe comunicou quanto à
necessidade de se guardar o Sábado, ou mesmo a "Lei de Moisés", como
algo necessário para se obter a salvação, conforme registrado em Gálatas 3.8.
Ora, tendo a Escritura
previsto que Deus havia de justificar pela fé os gentios, anunciou primeiro o
evangelho a Abraão, dizendo. Todas as nações serão benditas em ti.
- O sábado era um
pacto entre Deus e os israelitas. Era bilateral. Só teria validade
com a aceitação e o cumprimento de ambas as partes
Chega-te tu, e ouve tudo
o que disser o Senhor nosso Deus; e tu nos dirás tudo o que te disser o Senhor
nosso Deus, e o ouviremos, e o cumpriremos (Deut. 5.27).
Antes por amor deles me
lembrarei da aliança com os seus antepassados, que tirei da terra do Egito
perante os olhos dos gentios, para lhes ser por Deus. Eu sou o Senhor. Estes
são os estatutos, e os juízos, e as leis que deu o SENHOR entre si e os filhos
de Israel, no monte Sinai, pela mão de Moisés. (Lev. 26.45, 46).
- O sábado consta do
decálogo e esta não é a parte mais importante da lei de Deus
E um deles, doutor da
lei, interrogou-o para experimentá-lo, dizendo. Mestre, qual é o grande
mandamento na lei? E Jesus disse-lhe. Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu
coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e
grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é. Amarás o teu próximo como
a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas. (Mateus
22.35-40).
Mas, se vós soubésseis o
que significa. Misericórdia quero, e não sacrifício, não condenaríeis os
inocentes. Porque o Filho do homem até do sábado é Senhor (Mateus 12.7-8).
Amarás, pois, o Senhor
teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas
forças. (Deuteronômio 6.5).
Agora, pois, ó Israel,
que é que o Senhor teu Deus pede de ti, senão que temas o Senhor teu Deus, que
andes em todos os seus caminhos, e o ames, e sirvas ao Senhor teu Deus com todo
o teu coração e com toda a tua alma (Deuteronômio 10.12).
- A palavra
"lei" em nenhuma das 400 vezes que ocorre na Bíblia se refere
somente ao decálogo, onde encontramos a guarda do sábado
Na sua carne desfez a
inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças, para
criar em si mesmo dos dois um novo homem, fazendo a paz (Efésios 2.15).
Havendo riscado a cédula
que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de
alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz
(Colossenses 2.14).
Agora, pois, por que
tentais a Deus, pondo sobre a cerviz dos discípulos um jugo que nem nossos pais
nem nós pudemos suportar? Mas cremos que seremos salvos pela graça do Senhor
Jesus Cristo, como eles também. (Atos 15.10 – 11).
Porque o precedente
mandamento é ab-rogado por causa da sua fraqueza e inutilidade (Hebreus 7.18).
- O sábado não é uma
instituição perpétua, como a lei não é
Porque, se o que era
transitório foi para glória, muito mais é em glória o que permanece (II Cor.
3.11 0.
Mas digo isto. Que tendo
sido a aliança anteriormente confirmada por Deus em Cristo, a lei, que veio
quatrocentos e trinta anos depois, não a invalida, de forma a abolir a
promessa. Porque, se a herança provém da lei, já não provém da promessa; mas
Deus pela promessa a deu gratuitamente a Abraão. Logo, para que é a lei? Foi ordenada
por causa das transgressões, até que viesse a posteridade a quem a promessa
tinha sido feita; e foi posta pelos anjos na mão de um medianeiro. Ora, o
medianeiro não o é de um só, mas Deus é um. Logo, a lei é contra as promessas de
Deus? De nenhuma sorte; porque, se fosse dada uma lei que pudesse vivificar, a
justiça, na verdade, teria sido pela lei. Mas a Escritura encerrou tudo debaixo
do pecado, para que a promessa pela fé em Jesus Cristo fosse dada aos crentes.
Mas, antes que a fé viesse, estávamos guardados debaixo da lei, e encerrados
para aquela fé que se havia de manifestar. De maneira que a lei nos serviu de
aio, para nos conduzir a Cristo, para que pela fé fôssemos justificados. Mas,
depois que veio a fé, já não estamos debaixo de aio. Porque todos sois filhos
de Deus pela fé em Cristo Jesus. (Gal. 3.17-26).
- Deus aborrece o
sábado, porque envolve um preceito cerimonial carente da verdadeira fé
Não continueis a trazer
ofertas vãs; o incenso é para mim abominação, e as luas novas, e os
sábados, e a convocação das assembleias; não posso suportar iniquidade, nem
mesmo a reunião solene. As vossas luas novas, e as vossas solenidades, a minha
alma as odeia; já me são pesadas; já estou cansado de as sofrer. (Isaías
1.13-14).
O Senhor, em Sião, pôs em
esquecimento a festa solene e o sábado, e na indignação da sua ira rejeitou com
desprezo o rei e o sacerdote. (Lamentações de Jeremias 2.6b).
E farei cessar todo o seu
gozo, as suas festas, as suas luas novas, e os seus sábados, e todas as suas
festividades (Oséias 2.11).
- O sábado faz parte
da lei e esta foi totalmente abolida por Cristo
Porque ele é a nossa paz,
o qual de ambos os povos fez um; e, derrubando a parede de separação que estava
no meio, Na sua carne desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que
consistia em ordenanças, para criar em si mesmo dos dois um novo homem, fazendo
a paz (Efésios 2.14-15).
Havendo riscado a cédula
que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de
alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz.
(Colossenses 2.14).
Porque o precedente
mandamento é ab-rogado por causa da sua fraqueza e inutilidade (Hebreus 7.18).
Dizendo Nova aliança,
envelheceu a primeira. Ora, o que foi tornado velho, e se envelhece, perto está
de acabar. (Hebreus 8.13).
Então disse. Eis aqui
venho, para fazer, ó Deus, a tua vontade. Tira o primeiro, para estabelecer o
segundo (Hebreus 10.9).
O que está evidente nos
textos acima citados? Ao cumprir Cristo a Lei, esta foi por ele desfeita,
riscada, tirada de nosso meio, cravada na cruz, ab-rogada, acabada por
envelhecer, tirada para dar lugar à graça.
Por que alguns procuram
complicar uma coisa que é tão simples ? Cabe aqui a advertência de Paulo
registrada em II Coríntios 11.3 "Mas temo que, assim como a serpente
enganou Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos
os vossos sentidos, e se apartem da simplicidade que há em Cristo".
A complicação com as
coisas simples do Evangelho geram confusão doutrinária, e esta conduz à
heresia; daí surgirem aqueles que dizem que, para ser salvo, o homem tem que
guardar o Sábado, e que, quem guarda o Domingo tem o sinal da besta.
Jesus Cristo , o único
que cumpriu realmente a lei, "cravando-a na cruz", recusou-se a
guardar o sábado do fariseu. Ressuscitou no Domingo, primeiro dia da semana, e
sua igreja tomou esse dia como seu dia de descanso. E Jesus Cristo não proibiu
essa inovação, nem chamou de bestas os primeiros cristãos que começaram a
guardar o domingo como seu dia de repouso e culto. Besta é o homem que troca o
amor e a graça pelos rigores da lei – que só condena...
- Estamos em um novo
concerto, o da graça.
Mas agora alcançou ele
ministério tanto mais excelente, quanto é mediador de uma melhor aliança que
está confirmada em melhores promessas. Porque, se aquela primeira fora
irrepreensível, nunca se teria buscado lugar para a segunda. Porque,
repreendendo-os, lhes diz. Eis que virão dias, diz o Senhor, Em que com a casa
de Israel e com a casa de Judá estabelecerei uma nova aliança, Não segundo a
aliança que fiz com seus pais No dia em que os tomei pela mão, para os tirar da
terra do Egito; Como não permaneceram naquela minha aliança, Eu para eles não
atentei, diz o Senhor. Porque esta é a aliança que depois daqueles dias Farei
com a casa de Israel, diz o Senhor; Porei as minhas leis no seu entendimento, E
em seu coração as escreverei; E eu lhes serei por Deus, E eles me serão por
povo; E não ensinará cada um a seu próximo, Nem cada um ao seu irmão, dizendo.
Conhece o Senhor; Porque todos me conhecerão, Desde o menor deles até ao maior.
Porque serei misericordioso para com suas iniquidades, E de seus pecados e de
suas prevaricações não me lembrarei mais. Dizendo Nova aliança, envelheceu a
primeira. Ora, o que foi tornado velho, e se envelhece, perto está de acabar
(Hebreus 8.6-13).
Mais importante que ter
uma lei do Senhor par condenar o pecado é ter o Senhor, cheio de graça e amor,
salvando o pecado, libertando e dando a condição para se viver nele, em
novidade e santidade de vida.
- No novo concerto,
sob o qual estamos, não existe mandamento para guardar o sábado, embora
encontremos todos os outros do decálogo
Mandamento
|
Antigo Testamento
|
Novo Testamento
|
1.º
|
Êxodo 20.2-3
|
I Coríntios 8.4-6;Atos
17.23-31
|
2.º
|
Êxodo 20.5,6
|
I João 5.21
|
3.º
|
Êxodo 20.7
|
Tiago 5.12
|
4.º
|
Êxodo 20.8-11
|
? ? ? ? ? ? ? ? ? ?
|
5.º
|
Êxodo 20.12
|
Efésios 6.1-3
|
6.º
|
Êxodo 20.13
|
Romanos 13.9
|
7.º
|
Êxodo 20.14
|
I Coríntios 6.9-10
|
8.º
|
Êxodo 20.15
|
Efésios 4.28
|
9.º
|
Êxodo 20.16
|
Colossenses 3.9;Tiago
4.11
|
10.º
|
Êxodo 20.17
|
Efésios 5.3
|
Em nenhum lugar do Novo
Testamento encontramos qualquer texto que ensine o que o cristão deve guardar o
Sábado como mandamento e que, uma vez quebrado, traga condenação da parte do
Senhor.
- Jesus Cristo, o
mediador do novo concerto, e nosso salvador, nunca ordenou a ninguém que
guardasse o sábado
Se fosse para o cristão
guardar o sábado, como alguns afirmam, por que será que Jesus não o ordenou?
Teria ele sido acometido tamanho lapso de memória? Que tipo de Mestre seria
esse que iria exigir de seus discípulos a guarda de um preceito, sem nunca
tê-lo ensinado? Ridículo, não acha? Um simples homem poderia esquecer, todavia
ficaria sem moral para exigir cumprimento por parte dos seus seguidores.
Todavia, Jesus não esqueceu, porque jamais teve intenção de ensiná-lo. Jesus
não foi, nem é algum tolo, como alguns o querem fazer. Ele é o Filho de Deus
que tudo sabe (João 2.25).
E por esta causa os
judeus perseguiram a Jesus, e procuravam matá-lo, porque fazia estas coisas no
sábado. E Jesus lhes respondeu. Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho
também. Por isso, pois, os judeus ainda mais procuravam matá-lo, porque não só
quebrantava o sábado, mas também dizia que Deus era seu próprio Pai, fazendo-se
igual a Deus (João 5.16-18).
- O ministério da lei
(o sábado também) findou com o ministério de João Batista
A lei e os
profetas duraram até João; desde então é anunciado o reino de Deus, e todo o
homem emprega força para entrar nele (Lucas 16.16).
Porque todos os profetas
e a lei profetizaram até João (Mateus 11.13).
Porque a lei foi dada por
Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo (João 1.17).
- A guarda do sábado
não justifica ninguém, porque a lei não foi dada para justificar, mas para
revelar ao homem o seu pecado
Em geral, quem guarda o
sábado o faz procurando alcançar favor de Deus, procurando melhorar sua
situação diante de Deus. Dizem que quem não guarda o sábado não poderá ser
salvo. Todavia isso é um absurdo, porque a lei do sábado é preceito da lei, e
não foi dada com o objetivo de justificar ninguém. A finalidade da lei é
mostrar ao homem o seu pecado e então levá-lo até Jesus Cristo, para que, a
pessoa aceitando o sacrifício de Jesus Cristo pela fé, receba então, o perdão e
a justificação de seus pecados.
Logo, para que é a lei? Foi ordenada
por causa das transgressões, até que viesse a posteridade a quem a promessa
tinha sido feita; e foi posta pelos anjos na mão de um medianeiro. Ora, o
medianeiro não o é de um só, mas Deus é um. Logo, a lei é contra as promessas de
Deus? De nenhuma sorte; porque, se fosse dada uma lei que pudesse vivificar, a
justiça, na verdade, teria sido pela lei. Mas a Escritura encerrou tudo debaixo
do pecado, para que a promessa pela fé em Jesus Cristo fosse dada aos crentes.
Mas, antes que a fé viesse, estávamos guardados debaixo da lei, e encerrados
para aquela fé que se havia de manifestar. De maneira que a lei nos serviu de
aio, para nos conduzir a Cristo, para que pela fé fôssemos justificados. Mas,
depois que veio a fé, já não estamos debaixo de aio (Gálatas 3.19-25).
Sabendo isto, que a lei
não é feita para o justo, mas para os injustos e obstinados, para os ímpios e
pecadores, para os profanos e irreligiosos, para os parricidas e matricidas,
para os homicidas, Para os devassos, para os sodomitas, para os roubadores de
homens, para os mentirosos, para os perjuros, e para o que for contrário à sã
doutrina (I Timóteo 1.9-10).
- Guardar o sábado,
para o cristão, é incorrer em um grave pecado chamado de adultério
espiritual
Não sabeis vós, irmãos
(pois que falo aos que sabem a lei), que a lei tem domínio sobre o homem por
todo o tempo que vive? Porque a mulher que está sujeita ao marido, enquanto ele
viver, está-lhe ligada pela lei; mas, morto o marido, está livre da lei do
marido. De sorte que, vivendo o marido, será chamada adúltera se for de outro
marido; mas, morto o marido, livre está da lei, e assim não será adúltera, se
for de outro marido. Assim, meus irmãos, também vós estais mortos para a lei
pelo corpo de Cristo, para que sejais de outro, daquele que ressuscitou dentre
os mortos, a fim de que demos fruto para Deus (Romanos 7.1-4).
- Em nenhum lugar do
novo testamento o Espírito Santo dá seu parecer favorável à guarda do
sábado
Na verdade pareceu bem ao
Espírito Santo e a nós, não vos impor mais encargo algum, senão estas coisas
necessárias. Que vos abstenhais das coisas sacrificadas aos ídolos, e do
sangue, e da carne sufocada, e da prostituição, das quais coisas bem fazeis se
vos guardardes. Bem vos vá (Atos 15.28-29).
Se fosse questão de
perdição ou salvação a guarda do sábado, Jesus Cristo e o Espírito Santo no-lo
teriam dito, com muitas ênfases. Mas essa ênfase só existe na cabeça legalista
dos judaizantes sabatistas.
- Os grandes acontecimentos do cristianismo não
se deram no sábado, mas no domingo
- Ressureição de Jesus( João 20.1; Marcos
16.9-11).
- Jesus apareceu a 10 discípulos (João 20-19).
- Jesus apareceu a 11 discípulos (João 20-26).
- Jesus apareceu a vários outros discípulos
(Mateus 28.1-10; Lucas 24.13-35; João 20.11).
- Cumprimento da Vinda do Espírito Santo no dia
de Petencostes (Levítico 23.16; Atos 2.1-13).
- Primeira pregação do Apóstolo Pedro (Atos
2.14).
- Três mil conversões (Atos 2.41).
- Primeira administração de um batismo em Nome do
Pai, do Filho e do Espírito Santo (Atos 2.41).
- Jesus apareceu ao Apóstolo João na Ilha de
Patmos (Apocalipse 1.10).
- A igreja primitiva guardava o domingo e não o
sábado
E, depois dos dias dos
pães ázimos, navegamos de Filipos, e em cinco dias fomos ter com eles a Trôade,
onde estivemos sete dias. E no primeiro dia da semana, ajuntando-se os
discípulos para partir o pão, Paulo, que havia de partir no dia seguinte,
falava com eles; e prolongou a prática até à meia-noite (Atos 20.6-7).
Ora, quanto à coleta que
se faz para os santos, fazei vós também o mesmo que ordenei às igrejas da
Galácia. No primeiro dia da semana cada um de vós ponha de parte o
que puder ajuntar, conforme a sua prosperidade, para que não se façam as
coletas quando eu chegar (I Corintíos 16.1-2).
- Todos os que guardam
o sábado (lei), como meio de justificação, ou caíram da graça
ou nunca entraram nela. Estão separados de Cristo
Estai, pois, firmes na
liberdade com que Cristo nos libertou, e não torneis a colocar-vos debaixo do
jugo da servidão. Eis que eu, Paulo, vos digo que, se vos deixardes
circuncidar, Cristo de nada vos aproveitará. E de novo protesto a todo o homem,
que se deixa circuncidar, que está obrigado a guardar toda a lei. Separados
estais de Cristo, vós os que vos justificais pela lei; da graça tendes caído
(Gálatas 5.1-4).
- Paulo chama a guarda
do sábado de rudimento fraco e pobre
Mas agora, conhecendo a
Deus, ou, antes, sendo conhecidos por Deus, como tornais outra vez a esses
rudimentos fracos e pobres, aos quais de novo quereis servir? Guardais dias, e
meses, e tempos, e anos. Receio de vós, que não haja trabalhado em vão para convosco
(Gálatas 4.9-11).
- Nenhum apóstolo, em
nenhum lugar do Novo Testamento, recomenda ou ordena a guarda do sábado
Os apóstolos foram
guiados pelo Espírito, que é o Deus da verdade e não da confusão.
Mas, quando vos
entregarem, não vos dê cuidado como, ou o que haveis de falar, porque naquela
mesma hora vos será ministrado o que haveis de dizer. 20 Porque não sois vós
quem falará, mas o Espírito de vosso Pai é que fala em vós (Mateus 10.19-20).
E todos foram cheios do
Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo
lhes concedia que falassem (Atos 2.4).
Então Pedro, cheio do
Espírito Santo, lhes disse. Principais do povo, e vós, anciãos de Israel. (Atos
4.8).
Mas faço-vos saber,
irmãos, que o evangelho que por mim foi anunciado não é segundo os homens.
Porque não o recebi, nem aprendi de homem algum, mas pela revelação de Jesus
Cristo. (Gálatas 1.11-12)
- Nas resoluções
tomadas pela igreja no Concílio de Jerusalém, nada consta sobre
a necessidade da guarda do sábado
Na verdade pareceu bem ao
Espírito Santo e a nós, não vos impor mais encargo algum, senão estas coisas
necessárias. Que vos abstenhais das coisas sacrificadas aos ídolos, e do
sangue, e da carne sufocada, e da prostituição, das quais coisas bem fazeis se
vos guardardes. Bem vos vá (Atos 15.28-29).
- O apóstolo Paulo era
apóstolo dos gentios, e embora tenha dito que tudo de proveitoso ele
ensinou, e que ensinou todo o conselho de Deus, nada ensinou acerca da
necessidade da guarda do sábado
E, logo que chegaram junto dele,
disse-lhes. Vós bem sabeis, desde o primeiro dia em que entrei na Ásia, como em
todo esse tempo me portei no meio de vós, Servindo ao Senhor com toda a
humildade, e com muitas lágrimas e tentações, que pelas ciladas dos judeus me
sobrevieram; Como nada, que útil seja, deixei de vos anunciar, e ensinar
publicamente e pelas casas, Testificando, tanto aos judeus como aos gregos, a
conversão a Deus, e a fé em nosso Senhor Jesus Cristo.
Portanto, no dia de hoje,
vos protesto que estou limpo do sangue de todos. Porque nunca deixei de vos
anunciar todo o conselho de Deus (Atos 20.18-21, 26, 27).
A obsessão do sabatismo é
tão sem base e inútil como o legalismo mortal dos judeus, que condenaram o próprio
Filho de Deus, por salvar, curar e libertar no Sábado (João 5). Sobre isso
Paulo Diz. "A letra mata, mas o espírito vivifica" (II
Coríntios 3.6).
- Guardar o sábado,
por ser preceito da lei, e procurar impor sua observância sobre outros, é
o mesmo que tentar a Deus
Agora, pois, por que
tentais a Deus, pondo sobre a cerviz dos discípulos um jugo que nem nossos pais
nem nós pudemos suportar? Mas cremos que seremos salvos pela graça do Senhor
Jesus Cristo, como eles também (Atos 15.10,11).
Então Pedro lhe disse.
Por que é que entre vós vos concertastes para tentar o Espírito do Senhor? Eis
aí à porta os pés dos que sepultaram o teu marido, e também te levarão a ti
(Atos 5.9).
Pôr a lei condenatória na
frente da graça salvadora é por Moisés à frente de Jesus... É inutilizar o
feito libertador e salvador do Deus amoroso, gracioso e bom. É por a lei na
frente do sangue de Jesus Cristo, que já a cumpriu, para colocar o testamento
da graça. Contrariar o plano de Deus é tentar a Deus e chamar sua ira.
- Os apóstolos,
colunas da igreja, Pedro, Tiago e João, e também Paulo, doutor dos
gentios, não guardavam o sábado (lei); pelo contrário, foram duros e
rigorosos no combate às doutrinas sabatistas
Então alguns que tinham
descido da Judéia ensinavam assim os irmãos. Se não vos circuncidardes conforme
o uso de Moisés, não podeis salvar-vos. Tendo tido Paulo e Barnabé não pequena
discussão e contenda contra eles, resolveu-se que Paulo e Barnabé, e alguns
dentre eles, subissem a Jerusalém, aos apóstolos e aos anciãos, sobre aquela
questão.
E, quando chegaram a
Jerusalém, foram recebidos pela igreja e pelos apóstolos e anciãos, e lhes
anunciaram quão grandes coisas Deus tinha feito com eles. Alguns, porém, da
seita dos fariseus, que tinham crido, se levantaram, dizendo que era mister
circuncidá-los e mandar-lhes que guardassem a lei de Moisés. Congregaram-se,
pois, os apóstolos e os anciãos para considerar este assunto. E, havendo grande
contenda, levantou-se Pedro e disse-lhes. Homens irmãos, bem sabeis que já há
muito tempo Deus me elegeu dentre nós, para que os gentios ouvissem da minha
boca a palavra do evangelho, e cressem. E Deus, que conhece os corações, lhes
deu testemunho, dando-lhes o Espírito Santo, assim como também a nós; E não fez
diferença alguma entre eles e nós, purificando os seus corações pela fé. Agora,
pois, por que tentais a Deus, pondo sobre a cerviz dos discípulos um jugo que
nem nossos pais nem nós pudemos suportar? Mas cremos que seremos salvos pela
graça do Senhor Jesus Cristo, como eles também (Atos 15.1,2,4-11).
Estai, pois, firmes na
liberdade com que Cristo nos libertou, e não torneis a colocar-vos debaixo do
jugo da servidão. Eis que eu, Paulo, vos digo que, se vos deixardes
circuncidar, Cristo de nada vos aproveitará. E de novo protesto a todo o homem,
que se deixa circuncidar, que está obrigado a guardar toda a lei. Separados
estais de Cristo, vós os que vos justificais pela lei; da graça tendes caído
(Gálatas 5.1-4).
Se homens de Deus,
considerados colunas da Igreja, não guardaram o sábado, por não receberem tal
preceito de Jesus e do Espírito Santo, por que nós deveríamos guardá-lo ?
Somos salvos pela fé em
Jesus Cristo e não pela lei de Moisés. Nosso coração é "purificado pela
fé" , e não por "usos de Moisés". Trocar a graça libertadora de
Deus pelo jugo de Moisés é simplesmente andar para trás, andar ao contrário, e
"tentar a Deus", na tese dos apóstolos.
- Paulo diz que
ninguém deve julgar alguém que não guarda o sábado, porque todos os dias
são iguais.
Portanto, ninguém vos julgue
pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou
dos sábados, Que são sombras das coisas futuras, mas o corpo é de Cristo
(Colossenses 2.16, 17).
Quem és tu, que julgas o
servo alheio? Para seu próprio Senhor ele está em pé ou cai. Mas estará firme,
porque poderoso é Deus para o firmar. Um faz diferença entre dia e dia, mas
outro julga iguais todos os dias. Cada um esteja inteiramente seguro em sua
própria mente. Aquele que faz caso do dia, para o Senhor o faz e o que não faz
caso do dia para o Senhor o não faz. O que come, para o Senhor come, porque dá
graças a Deus; e o que não come, para o SENHOR não come, e dá graças a Deus.
(Romanos 14.4-6).
- O sábado, a lua, os
dias de festas e outros cerimoniais da lei, são meras sombras dos bens
futuros
O sábado, que quer dizer
"descanso", é uma sombra de Cristo, por que Jesus Cristo é o
verdadeiro descanso para a alma, segundo Mateus 11.28-30 e Isaías 32.2. Jesus é
a luz do mundo. A sombra desapareceu porque a Luz chegou (Eclesiastes 7.8).
Portanto, ninguém vos
julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua
nova, ou dos sábados, Que são sombras das coisas futuras, mas o corpo é de
Cristo (Colossenses 2.16-17).
Mas, antes que a fé
viesse, estávamos guardados debaixo da lei, e encerrados para aquela fé que se
havia de manifestar. De maneira que a lei nos serviu de aio, para nos conduzir
a Cristo, para que pela fé fôssemos justificados. Mas, depois que veio a fé, já
não estamos debaixo de aio. (Gálatas 3.23-25).
Melhor que ter o sábado
do Senhor, é ter o Senhor do sábado...
- O sábado é um sinal
entre Deus e Israel. Não é nem pode ser universal
Tu, pois, fala aos filhos
de Israel, dizendo. Certamente guardareis meus sábados; porquanto isso é um
sinal entre mim e vós nas vossas gerações; para que
saibais que eu sou o SENHOR, que vos santifica.
Guardarão, pois, o
sábado os filhos de Israel, celebrando-o nas suas gerações por aliança
perpétua. Entre mim e os filhos de Israel será um sinal para sempre;
porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, e ao sétimo dia descansou,
e restaurou-se (Êxodo 31.13,16,17).
Agora, pois, por que
tentais a Deus, pondo sobre a cerviz dos discípulos um jugo que nem nossos pais
nem nós pudemos suportar? Mas cremos que seremos salvos pela graça do Senhor
Jesus Cristo, como eles também (Atos 15.10-11).
Israel-Nação podia
guardar o sábado porque, sendo um país pequeno, tem em todos os lugares o mesmo
fuso horário, em todo o país a hora é sempre a mesma. Porém não é o mesmo caso
do mundo todo, onde são observados horários diferentes.
Os adventistas não podem
observar todos o mesmo período de tempo na guarda do sábado, devido aos fusos
horários. Por exemplo. Os adventistas da Califórnia trabalham três horas no
sábado dos adventistas de Nova Iorque. Os sabatistas da Costa Rica começam a guardar
o sábado 12 horas depois dos sabatistas chineses. O sábado na Austrália começa
18 horas antes do sábado da Califórnia.
Como os sabatistas vão
saber que estão guardando o dia de descanso da Criação, se a data desse período
não pode ser precisada e se os calendários históricos mudaram em sem-número de
vezes ?
Nas regiões polares, de acordo com a
época do ano, o dia dura vários meses.
É por isso que é bom
andar dentro da Bíblia, com honestidade e segundo a orientação do Espírito, e
não dos homens.
- Durante sua vida na
terra, Jesus escolheu o sábado como dia de trabalho
Foi no sábado que Jesus
fez as seguintes obras, segundo relato das Escrituras:
- A libertação do endemoniado (Lucas 4.31-37)
- A cura da sogra de Pedro (Lucas 4.38-39)
- A cura do homem da mão mirrada (Lucas 6.6-11)
- A cura da sogra da mulher paralítica (Lucas
13.10-17)
- A cura de um hidrópico (Lucas 14.1-6)
- A cura do paralítico de Betesda (João 5.5-16).
(Jesus não só curou como mandou o homem carregar a sua cama, provocando
protestos)
- A cura de um cego de nascença (João 9.1-41)
- A pregação aos espíritos em prisão (I Pedro
3.18-20, 4.6)
Jesus fez questão de
trabalhar muito no Sábado, para ensinar a aliança da graça aos judeus. Ele fez
questão de contrapor-se ao legalismo fanático dos judeus, satirizando-o...
- Procurar guardar o
sábado é o mesmo que tentar guardar a lei de Moisés, porque é ele preceito
unicamente mosaico, e quem procura justificar-se pela observância da lei
está:
- Tornando sem valor a morte de Cristo (Gálatas
2.21)
- Vivendo na carne e não no Espírito (Gálatas
3.2,3)
- Colocando-se debaixo da maldição (Gálatas 3.10)
- Metendo-se debaixo de jugo (Gálatas 5.1; Atos
15.10)
- Separando-se de Cristo e caindo da Graça de
Deus (Gálatas 5.4)
- Passando para outro evangelho (Gálatas 1.6-9)
- Pondo-se debaixo do ministério da morte e da
condenação (II Coríntios 3.7-9)
- O sábado do decálogo
tem uma parte moral e eterna, e uma outra cerimonial e transitória
A parte moral. Um dia em
sete.
A parte cerimonial. Um
dia fixo de descanso.
O aspecto cerimonial,
isto é, o dia fixo de descanso, é mutável. Jesus mostrou isso (Mateus 12.5;
João 7.21-23).
Guardamos o domingo
porque é o dia do Senhor Jesus Cristo, isto é, porque Jesus Cristo, completada
sua obra redentora, nele "descansou", quando ressuscitou dos mortos e assentou-se à destra da
Majestade, nas alturas...
CONCLUSÃO
Outras razões teríamos
para colocar neste opúsculo, porém, achamos que trinta é um número mais do que
suficiente para explicar nossas convicções, as quais estão totalmente em
harmonia com os ensinos bíblicos e devem levar o leitor honesto a entender por que
o cristão não tem necessidade de guardar o Sábado para justificar-se diante de
Deus.
Ficou bem claro que o
crente é salvo tão-somente pela graça de Deus, mediante a fé no sacrifício de
nosso Senhor Jesus Cristo, feito uma só vez, perfeito para sempre.
Óbvio está também que a
lei é boa e o mandamento santo, justo e bom. Todavia não foi a lei dada para
justificar, senão para mostrar ao homem os seus pecados, e para conduzi-lo ao
Senhor Jesus.
A lei usada sabiamente
leva o homem a Cristo e, consequentemente, à salvação de sua alma. Porém usada
erradamente leva o ser humano à confusão, à heresia e à perdição de sua alma.
Tomemos cuidado com o uso
que fazemos da lei de Moisés. Sejamos humildes e sinceros neste campo, pois, do
contrário, nós mesmos seremos os mais prejudicados. Que assim Deus nos ajude e
nos dirija para não nos desviarmos da simplicidade e pureza do Evangelho de
nosso Senhor Jesus Cristo.
APELO
COM AMOR
Não poderíamos terminar
estas considerações sem fazer, em Nome de Jesus Cristo, um apelo honesto,
sincero e com amor àqueles que estão ainda debaixo do jugo da lei, tentando
guardar o sábado para se fazerem melhores aos olhos de Deus. O apelo é no
sentido de que deixem o Espírito Santo abrir seus olhos para a verdade da
Palavra de Deus, mediante a fé no sacrifício de Cristo, e ao mesmo tempo,
deixem de incomodar os que querem viver debaixo da graça de Deus.
Prezado amigo leitor, se
você ainda não conseguiu a certeza de sua salvação, é porque você não aceitou o
Senhor Jesus como Salvador e Senhor da sua vida, ou é porque você não está
confiando em suas gloriosas promessas.
Volte a ler esta
mensagem, meditando com seriedade em todo o seu conteúdo, porque Deus quer lhe
dar essa bendita certeza.
Pr. Amilton Justos