Archive Pages Design$type=blogging

A RELAÇÃO ENTRE A FÉ, A LOUCURA E O MISTICISMO







INTRODUÇÃO

A Bíblia fala muito em experiências transcendentais enriquecedoras vividas por homens como Moisés, Elias, Isaías, João, Pedro e Paulo. Ela fala muito de anjos aparecendo a Abraão, Ló. Pedro, etc.

A Bíblia fala muito de experiência de fé, basta ler Hebreus 11 que se terá um verdadeiro manual de fé, e se verá pessoas que experimentaram o poder de Deus em suas vidas, experiências sobrenaturais que vão além da lógica e do natural.

De fato quando oramos entendemos que entramos numa dimensão não física, mas espiritual (Hb. 10:19-25).

Somos informados que vivemos uma vida física envolta por um mundo espiritual (Ef. 6:12). Os anjos nos rodeiam (Hb. 12:22) e fazemos parte de uma assembleia espiritual. Nós mesmos temos em nós uma parte imaterial, espiritual, imortal, que se relaciona com Deus (Gl 5:16-17). A nossa adoração, por exemplo, deve ser feita em espírito e em verdade (Jo. 4:19-24).

O problema é que partindo destes exercícios mencionados muitos têm entrado em um terreno que não tem autorização bíblica para entrar, o que pode ser considerado como loucura ou como misticismo. Vejamos:

I- A FÉ E A LOUCURA

 A linha que separa a fé da loucura é muito fina.  A história tem demonstrado que é possível passar de um lado para o outro com muita facilidade. Algumas pessoas em nome da fé pularam de lugares altos, passaram por cima de brasas, abandonaram seus familiares, se dedicando a exercícios que vão além dos limites do corpo. Jesus foi tentado certa vez a partir da fé para a loucura quando Satanás sugere que ele pule do pináculo do templo (Mt. 4:6).

Quantos hoje em dia deixaram a simplicidade do evangelho e estão atrás de experiências que parecem mais atos de loucura do que de fé. Pessoas perdem o controle de suas mentes e querem ser arrebatadas, entrar num estado de transe, ter visões sobrenaturais. Estas correm o risco de serem facilmente manipuladas por pessoas sem preparo emocional e espiritual a entrarem num universo de insensatez e desequilíbrio mental e espiritual. A neurose e a loucura substituem a “fé” desprovida da orientação bíblica coerente e sólida.


II- A FÉ E O MISTICISMO

Dos pensamentos desprovidos de razão, a fé louca leva a práticas loucas. Um comportamento desprovido de razão e base bíblica acompanhará aquele que atravessa a tênue linha que separa a fé da loucura.

Alguns trocam os exercícios simples citados na Bíblia por verdadeiras seções de misticismo. Alguns não oram mais, querem ser arrebatados; outros não leem mais a Bíblia, querem a revelação através de “profecia”; alguns não confessam mais os seus pecados, preferem participar de reuniões tipo “quebra de maldição”. Existem os que acham que Deus só ouve a oração feita em vigília, no monte ou de madrugada.

O que é mais perigoso é que muitas igrejas se tornaram verdadeiros centros de espiritismo, orando a anjos, ungindo objetos, conversando com demônios, sacralizando a posição do corpo, das mãos, rodeando o templo sete vezes, e coisas assim.

 Ainda se tem ouvido de obreiros que são quase que “gurus” da fé. Pessoas que a si mesmos se intitulam os maiores representantes de Deus no mundo. Agem como pais de santo atraindo pessoas a elas, dizendo que têm uma “unção” diferente dos outros crentes, contrariando o princípio do Novo Testamento que diz que todos os crentes são sacerdotes e ministradores diante de Deus (1 Pe. 2:9).

Gente essa que se aproveita do analfabetismo bíblico dos outros para criarem seus próprios reinos e exaltarem os seus nomes e não o de Cristo (Fl. 2:21). Paulo fala dos que entram sorrateiramente nas casas e conseguem cativar pessoas que jamais chegam ao conhecimento da verdade (2 Tm 3.6,7).

Conclusão

O que devemos fazer diante essa possibilidade de partir da fé para a loucura e o misticismo? Qual deve ser a nossa postura?  Vejamos:


1.    Devemos continuar a desenvolver a nossa fé e continuar crendo que Deus continua agindo de modo sobrenatural. Acreditemos nos milagres, no poder de Deus, nas respostas às nossas orações, no entanto devemos permanecer firmados apenas naquilo que a Bíblia ensina e não ultrapassarmos os seus limites. “O Espírito Santo só age nos limites da Bíblia” (João Calvino). 


2.    Devemos entender que Satanás também age misticamente. Ele se relaciona com as pessoas (Gn. 3:1-15; Jó. 1:6-12) e tem poder para fazer maravilhas (2 Co. 11:14,15). Os seus anjos são como emissários que corrompem as pessoas (1 Tm. 5:15; Ap 12:9).



3.    Devemos entender que a fé cristã também exige raciocínio. O culto cristão é racional (Rm. 12:1). A própria conversão exige o entendimento de quem ouve a palavra do evangelho (Rm. 10:9-10). A algumas pessoas Deus deu o dom de mestre, visto que a igreja precisa deles para que seja instruída corretamente (Ef 4:11,12).


4.    Devemos buscar o equilíbrio entre o poder de Deus e a sabedoria humana, também dada por Deus (Mt. 22:29).  Estevão é um exemplo de que é possível reunir em uma só pessoa o Espírito Santo e a sabedoria humana (At. 6:10).


5.    Os que já avançaram o sinal da divisão entre a fé e a loucura devem confessar os seus pecados e permanecer na doutrina das Escrituras unicamente (2 Tm. 3:14).


                                                                                                                     Pr. Luiz César


COMMENTS

BLOGGER: 1
Loading...
Nome

1 2 3 4 5 6 Livros Mensagens Que Edificam MINHA FILOSOFIA MINISTERIAL
false
ltr
item
Pr. Luiz César : A RELAÇÃO ENTRE A FÉ, A LOUCURA E O MISTICISMO
A RELAÇÃO ENTRE A FÉ, A LOUCURA E O MISTICISMO
Pr. Luiz César
http://www.pastorluizcesar.com.br/2015/11/a-relacao-entre-fe-loucura-e-o.html
http://www.pastorluizcesar.com.br/
http://www.pastorluizcesar.com.br/
http://www.pastorluizcesar.com.br/2015/11/a-relacao-entre-fe-loucura-e-o.html
true
8513024717208247559
UTF-8
Não foi encontrado nenhuma postagens Veja Todos Leia mais Resposta Cancelar resposta Excluir Por Home PÁGINAS POSTAGENS Veja Todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISAR Não foi encontrado qualquer correspondência postal com o seu pedido De volta ao site Domingo Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Aug Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto a atrás $$1$$ minutos atrás 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás