Archive Pages Design$type=blogging

REVER OU CRESCER?






Tem sido muito comum hoje em dia em igrejas evangélicas a prática de cultos que convidam os crentes a vasculharem seu passado para encontrar ali pecados não confessados e maldições trazidas por pactos que nós ou nossos antepassados fizeram. Alguns pastores estão deixando a pregação expositiva da Palavra de Deus. Estes estão trocando a teologia práticas psicanalíticas e se propondo a ser promotores de cerimônias denominadas de cura interior, sessão de descarrego, quebra de maldições, catarse e regressões. Eu tenho algo a falar aos irmãos a respeito destas coisas:          

1. Na conversão todos os nossos pecados foram perdoados. Toda dívida que tínhamos com a justiça de Deus foi paga por Jesus na cruz (Rm. 8:33; 2. Co. 5:17; Cl. 2:14; 1 Jo. 1:7). Não há necessidade de revermos nossos pecados passados para que sejamos perdoados deles. O apóstolo Paulo se propôs esquecer as coisas que para traz haviam ficado, entendendo que elas não acrescentavam nada à sua carreira cristã (Fl. 3:13).       

2. Os pecados que cometemos hoje devem ser confessados diante de Deus para que deles sejamos perdoados (1 Jo. 1:9). A confissão pura e simples é o único remédio de Deus para o pecador. Não há necessidade de sessões de cura interior, regressões, imposição de mãos, unção com óleo, revisão de passado, coisas estas que além de serem improdutivas para o servo de Deus, alisam o ego de pessoas que se acham quase redentoras ao ministrarem essas futilidades aos outros.         

3. A ordem bíblica é que o servo de Deus olhe para frente. Palavras como corramos, prossigamos, avancemos, cresçamos, alcancemos, permeiam toda a Bíblia (Hb.12:1,2: Fl. 3:14; Ef. 4:15). Aliás, olhar para traz não foi um bom negócio para mulher de Ló (Gn. 19:26). Os filhos de Israel também sofreram muito por, após libertos, se lembrarem do Egito (Nm. 11:1-9). Quando Paulo se refere ao seu passado não é por julgar que precisava resgatá-lo para que fosse perdoado, mas para mostrar o que Cristo fez por ele e as transformações que operou em sua vida (Atos 24 a 26).  

4. Em muitas dessas reuniões há uma ênfase na ministração de uma pessoa à outra. Como se dependesse do que ministra a operação de Deus no que recebe benção. É muito semelhante aos passes dados no espiritismo e à prática católica de prender os fiéis a ministrações de homens. É bom lembrar que no Novo Testamento todo crente é um sacerdote e não precisa de homem algum para ter o seu pecado perdoado e sua vida transformada (1 Pe. 2:9).       

5. Traumas de infância são uma possibilidade, mesmo para os convertidos, no entanto estes devem ser tratados por profissionais da saúde ou por pastores ou terapeutas com muita experiência na área do comportamento humano. Já se tem notícia de pessoas profundamente doentes por terem sido vítimas de pessoas despreparadas na ciência do comportamento humano, que se aventuraram em mergulhar no interior de outras com suas técnicas de cura interior e regressão. Tratar traumas de infância como traumas hereditários se parece muito com a doutrina da reencarnação. Confundir danos psicológicos com maldição ou praga, é no mínimo, falta de discernimento e sabedoria.

Não temos dúvida de que muito do nosso passado invade o nosso presente em forma de comportamentos doentios e medos, no entanto não há orientação bíblica para desenterrarmos os fantasmas do passado para matá-los no presente. Do que ficou para traz devemos tirar lições que nos ajudam hoje, e acima de tudo devemos crer que a Cruz de Cristo alcançou a nossa vida toda (passado, presente e futuro) para que fôssemos novas criaturas. Somos convocados a levar a Jesus nossos fardos e dores, sabendo que Ele cuidará de nós e de nossos traumas (Mt. 11:28-30; 1 Pe. 5:7). Antes éramos mortos (Ef. 2:1), agora somos novas criaturas, tudo se fez novo, as coisas velhas se passaram (2 Co. 5:17). Vivamos em novidade de vida (Rm. 6:4).          



                                                                               Pr. Luiz César Nunes de Araújo        

COMMENTS

Nome

1 2 3 4 5 6 Livros Mensagens Que Edificam MINHA FILOSOFIA MINISTERIAL
false
ltr
item
Pr. Luiz César : REVER OU CRESCER?
REVER OU CRESCER?
Pr. Luiz César
http://www.pastorluizcesar.com.br/2015/11/rever-ou-crescer.html
http://www.pastorluizcesar.com.br/
http://www.pastorluizcesar.com.br/
http://www.pastorluizcesar.com.br/2015/11/rever-ou-crescer.html
true
8513024717208247559
UTF-8
Não foi encontrado nenhuma postagens Veja Todos Leia mais Resposta Cancelar resposta Excluir Por Home PÁGINAS POSTAGENS Veja Todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISAR Não foi encontrado qualquer correspondência postal com o seu pedido De volta ao site Domingo Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Aug Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto a atrás $$1$$ minutos atrás 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás